estudantes


Para todos os adolescentes por Portugal, eu tenho algo para vos dizer.

Primeiro, o nosso sistema de ensino, como todos nós sabemos, não é o melhor e segundo, ele não vai mudar de um dia para o outro, por isso temos de aprender a viver com ele, ou pelo menos tentar, só assim conseguiremos passar a recusa que criamos com os anos e a distração que ele próprio se torna.

Eu conheço a sensação que muitos de vocês sentem todos os dias: a frustração por tanto esforço e no final do dia, pouca recompensa. Eu conheço a sensação, porque, no final do dia, todos os alunos e estudantes a partir do 9º ano, principalmente - não sei como é que anda até o 9º ano agora - a sentem, tenham ou não uma média como sonho, uma ideia de que vão fazer da vida ou um curso que queiram seguir.

A verdade é que haverá sempre aquela disciplina que vai ser o vosso tendão de Aquiles e aquela em que vocês são os melhores. E ao entrar no secundário, a vida de muitos nós, é virada de cabeça para baixo, as nossas melhores disciplinas tornam-se nos nossos pesadelos e as que achávamos mais difíceis tornam-se as mais fáceis. Eu por exemplo, no terceiro ciclo, tornei -me fui uma aluna exemplar a matemática, mas ao chegar ao secundário, em ciências, deparei-me com notas negativas.

Mas o segredo, é não desistir. Também não quero nem pretendo assustar aqueles que vão ingressar o secundário, apenas vos quero tentar ajudar a perceber o que se vai passar na vossa vida.

Nós não sabemos onde nos vamos meter, e pelo meio do caminho, especialmente quem não se está a sair muito bem num curso, vamos pensar como seria se estivessemos noutro. Muitas vezes pergunto-me porque fui para ciências, podia ter ido para qualquer outro curso, mesmo com uma nota miserável a história. Mas, no final do dia, quando deito a cabeça na almofada e começo a pensar - sem todo o stress dos testes, matérias atrasadas, TPC e trabalhos para entregar - foi a melhor decisão que eu fiz em relação a amizades, experiências, viagens, e momentos inesquecíveis.

Então, digo-vos, próximos alunos de secundário, sigam o curso que querem, sigam os vossos sonhos e lutem pelo que querem, não tenham medo de mudar se quiserem e não recuem quando tiverem oportunidades, mas não deixem de lado as pessoas que vos rodeiam, elas fazem os melhores e os piores momentos valer a pena.

Comentários